Em busca da pele perfeita - II

Pra quem tá acompanhando sabe que já foram comentados 2 probleminhas nesse primeiro post aqui: Como evitar a inflamação da acne e como manter a pele hidratada. Pois bem, hoje a dica de alimentos é pra quem quer tratar as queimaduras de sol e atenuar aquelas ruguinhas que insistem em aparecer...
TRATAR AS QUEIMADURAS DE SOL
Entenda o problema: os raios ultravioleta (uv) que chegam à Terra penetram facilmente na pele sem proteção. Como consequência, o organismo se apressa em produzir melanina, a substância que dá cor à pele, na tentativa de aumentar a proteção contra os efeitos nocivos da radiação. Porém, o tecido acabará dando sinais claros de que está sofrendo pela queimadura, tornando-se avermelhado.
No contra-ataque: alimentos ricos em betacaroteno preparam a pele para receber o sol, tornando-a mais resistente. "As enzimas que protegem os vegetais fontes dessa substância da radiação, na natureza, também agem em nosso corpo, minimizando os danos causados pelo sol", esclarece a nutricionista Jocelem salgado.
Alimento-chave: brócoli. Além do carotenoide contém sulforafano, que reduz a vermelhidão causada pelos raios uv em até 40%.
Quanto consumir: uma xícara por dia.
Como consumir: em forma de salada, cozido ou como ingrediente de sopas, tortas e suflês, entre outros pratos.
Outros alimentos recomendados: enoura, mamão e couve.

ATENUAR AS RUGAS
Entenda o problema: elas são a consequência mais visível do processo natural de envelhecimento. No entanto, sabemos que os fatores ambientais podem aumentar a velocidade com que elas aparecem: o estresse, o fumo, a exposição aos raios solares e as alterações hormonais também influenciam nesse processo.
No contra-ataque: vale reforçar a dieta com alimentos ricos em vitamina e, que é um poderoso antioxidante, antiinflamatório e responsável por combater os radicais livres.
Alimento-chave: sementes de girassol sem casca. Elas contêm muito ferro, cálcio, fósforo, sódio, potássio, vitaminas do complexo B e betacaroteno, um precursor da vitamina a e da vitamina e.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: pode ser assada e servida como petisco. Também é possível adicioná-la a saladas e sopas. Outra opção é triturar a semente até obter uma farinha, que pode ser salpicada sobre pratos doces e salgados ou usada em vitaminas e sucos de frutas.
Outros alimentos recomendados: goiaba, laranja, espinafre, rúcula e abóbora.


Fiquem ligados que tem mais... 

0 comentários:

Postar um comentário

ShareThis